Vernalização e corte do terço apical dos bulbos na produção e qualidade de sementes de cebola
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n3p989Palavras-chave:
Allium cepa L, Semente, Vernalização, Produção.Resumo
A cebola (Allium cepa L.) pertence à família Alliaceae, sendo a segunda hortaliça em importância econômica. É cultura oleracea de alta relevância no centro-sul e no extremo sul, destacando-se os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A bulbificação apenas se inicia quando a combinação dos fatores determinantes (fotoperíodo e temperatura) de cada cultivar é atingida. Contudo, pode ser cultivada em regiões tropicais com o uso da vernalização dos bulbos. O objetivo deste trabalho é identificar a eficiência na produção de semente de cebola em função do corte ou não dos bulbos submetidos a vernalização. As análises consistiram das variáveis: umidade; número de sementes; massa de sementes por umbela; número de umbelas; número de sementes por umbela; número total de flores e de flores fecundadas; número de sementes por cápsula; massa total de sementes; porcentagem de emergência de plântulas; primeira contagem do teste de germinação, índice de velocidade de emergência e massa de 100 sementes, utilizando as cultivares Baia Periforme e Texas Grano. O delineamento experimental foi de blocos casualizados com quatro repetições, constando 80 plantas por repetição, cada parcela foi conduzida com 20 plantas distribuídas em 4 linhas com 5 plantas com espaçamento de 20cm entre plantas e entre linhas as quais foram avaliadas as 6 plantas centrais. A produção de sementes não variou entre as variedades Texas Grano e Baia Periforme. A variedade Texas Grano apresentou sementes com maior qualidade fisiológica. O corte ou não dos bulbos não alterou a qualidade fisiológica das sementes. Já a utilização de bulbos inteiros condicionou maior rendimento de sementes com maiores números de flores e de flores fecundadas na Baia Periforme, e ainda maiores valores de massa total de sementes, número de sementes por planta, número e massa de sementes por umbela nas duas variedades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.