Vernalização e corte do terço apical dos bulbos na produção e qualidade de sementes de cebola

Autores

  • Marcos Gleidson Pereira dos Santos Universidade Estadual de Montes Claros
  • Wagner Ferreira da Mota Universidade Estadual de Montes Claros
  • Janiele Cássia Barbosa Vieira Universidade Estadual de Montes Claros
  • Virgílio Jamir Gonçalves Mota Filho Universidade Estadual de Montes Claros
  • Ronaldo Porto Madureira Universidade Estadual de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n3p989

Palavras-chave:

Allium cepa L, Semente, Vernalização, Produção.

Resumo

A cebola (Allium cepa L.) pertence à família Alliaceae, sendo a segunda hortaliça em importância econômica. É cultura oleracea de alta relevância no centro-sul e no extremo sul, destacando-se os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A bulbificação apenas se inicia quando a combinação dos fatores determinantes (fotoperíodo e temperatura) de cada cultivar é atingida. Contudo, pode ser cultivada em regiões tropicais com o uso da vernalização dos bulbos. O objetivo deste trabalho é identificar a eficiência na produção de semente de cebola em função do corte ou não dos bulbos submetidos a vernalização. As análises consistiram das variáveis: umidade; número de sementes; massa de sementes por umbela; número de umbelas; número de sementes por umbela; número total de flores e de flores fecundadas; número de sementes por cápsula; massa total de sementes; porcentagem de emergência de plântulas; primeira contagem do teste de germinação, índice de velocidade de emergência e massa de 100 sementes, utilizando as cultivares Baia Periforme e Texas Grano. O delineamento experimental foi de blocos casualizados com quatro repetições, constando 80 plantas por repetição, cada parcela foi conduzida com 20 plantas distribuídas em 4 linhas com 5 plantas com espaçamento de 20cm entre plantas e entre linhas as quais foram avaliadas as 6 plantas centrais. A produção de sementes não variou entre as variedades Texas Grano e Baia Periforme. A variedade Texas Grano apresentou sementes com maior qualidade fisiológica. O corte ou não dos bulbos não alterou a qualidade fisiológica das sementes. Já a utilização de bulbos inteiros condicionou maior rendimento de sementes com maiores números de flores e de flores fecundadas na Baia Periforme, e ainda maiores valores de massa total de sementes, número de sementes por planta, número e massa de sementes por umbela nas duas variedades.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcos Gleidson Pereira dos Santos, Universidade Estadual de Montes Claros

Engº Agrº, graduado pela Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Mestre em Produção Vegetal no Semiárido, e Doutorando em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa.

Wagner Ferreira da Mota, Universidade Estadual de Montes Claros

DSc. em Fitotecnia, Prof. do Deptº de Ciências Agrárias da UNIMONTES.

Janiele Cássia Barbosa Vieira, Universidade Estadual de Montes Claros

Engª Agrª, pela UNIMONTES, Mestranda em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa.

Virgílio Jamir Gonçalves Mota Filho, Universidade Estadual de Montes Claros

Msc. em Produção Vegetal, Prof. do Deptº de Ciências Agrárias da UNIMONTES.

Ronaldo Porto Madureira, Universidade Estadual de São Paulo

Mestrando em Agronomia, Universidade Estadual de São Paulo, UNESP, São Paulo, SP

Downloads

Publicado

2012-06-28

Como Citar

Santos, M. G. P. dos, Mota, W. F. da, Vieira, J. C. B., Mota Filho, V. J. G., & Madureira, R. P. (2012). Vernalização e corte do terço apical dos bulbos na produção e qualidade de sementes de cebola. Semina: Ciências Agrárias, 33(3), 989–996. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n3p989

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)