Plantas de cobertura em pré-safra e adubação nitrogenada na fertilidade do solo em diferentes camadas, cultivado com milho em sistema de plantio direto e convencional
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n3p963Palavras-chave:
Zea mays, Adubação verde, Sucessão de culturas, Atributos químicos.Resumo
As espécies de plantas de cobertura em pré-safra da cultura do milho podem influenciar os atributos químicos do solo. Assim, objetivou-se avaliar a fertilidade do solo em função do emprego de espécies de plantas de cobertura, cultivadas anteriormente à cultura do milho em plantio direto e preparo convencional e submetido a doses de nitrogênio. O experimento foi realizado na UNESP em Jaboticabal-SP, em um Latossolo Vermelho distrófico, textura argilosa, durante os anos agrícolas 2000/01; 2001/02 e 2002/03. O delineamento experimental foi em blocos em acaso, em parcelas subdivididas, com 4 repetições. Os tratamentos foram constituídos de doses de nitrogênio (0, 60 e 120 kg de N ha-1) e por sistemas de plantio, tendo três sob sistema de plantio direto com uso de plantas de cobertura: braquiária, milheto, crotalaria e lablab, e um sob sistema de preparo convencional. Avaliou-se no estádio de florescimento do milho, referente ao ano agrícola 2002-2003, os atributos químicos do solo (camadas de 0-0,05; 0,05-0,10; 0,10-0,20; 0,20-0,30m de profundidade). Os sistemas de plantio e as doses de nitrogênio influenciaram diferentemente às propriedades químicas do solo nas camadas avaliadas. Independentemente da dose de nitrogênio utilizada, o tratamento com sistema convencional, apresentou menor conteúdo de matéria orgânica, concentração de cálcio e valor de soma de bases na camada superficial do solo (0-0,05m).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.