Produção de carne e caracteristicas da carcaça de cordeiros não castrados, castrados e induzidos ao criptorquidismo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n3p783Palavras-chave:
Ovino, Macho inteiro, Castrado, CriptorquidaResumo
As características da carne de cordeiro são influenciadas por uma série de fatores, entre os quais a produção hormonal a nível testicular. Para estimar a influência sobre a produção e as características da carne, foram utilizados 24 cordeiros machos cruzas entre as raças Suffolk, Ile de France, Santa Inês e Texel em um delineamento completamente casualizado com três tratamentos e oito repetições. Todos os animais foram submetidos ao mesmo manejo e criados sobre pastagens de campo nativo em um sistema Voisin. Os tratamentos foram constituídos de animais não castrados, castrados e induzidos ao criptorquidismo. O peso vivo foi obtido ao nascimento e posteriormente, uma vez por mês para o controle do desenvolvimento corporal, e antes do abate. Após o abate foi tomado o peso da carcaça quente e 24 horas após, o peso da carcaça resfriada em câmara fria a 5ºC. Também foram obtidos os pesos das variáveis relacionadas à carcaça. Os resultados foram analisados através do GLM Procedure e as médias comparadas através do Teste de Tukey a 5% de significância. Não houve diferenças na produção, nos componentes e nas características da carne e da carcaça ovina produzidas por cordeiros não castrados, castrados e induzidos ao criptorquidismo criados em condições de pastagem nativa e abatidos jovens.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.