Laranja-da-terra: fruta cítrica potencial para o Piauí
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n3p557Palavras-chave:
Fruta cítrica, Qualidade de fruto, Citrius aurantium L.Resumo
O trabalho teve como objetivo a caracterização físico-química de frutos de laranja-da-terra (Ctrius aurantium L). Cinco amostras de dez frutos cada foram colhidas em plantas de laranja-da-terra produzidos em pomares domésticos do município de Bom Jesus/PI e caracterizadas pela avaliação de diâmetro e altura, número de sementes por fruto, massa de frutos sólidos solúveis (SS), acidez titulavel (AT), vitamina C e relação SS/AT. A laranja-da-terra tem boas qualidades físico-quimicas e é uma fonte natural de vitamina C com media de 125,76 mg/100g de fruta fresca, com acidez baixa e elevados sólidos solúveis e “ratio”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.