Modificação de técnica de preparo do plasma rico em plaquetas em cães
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n1p313Palavras-chave:
Plasma rico em plaquetas, Regeneração tecidual, Cão.Resumo
O plasma rico em plaquetas (PRP) possui diversos fatores de crescimento que auxiliam na regeneração tecidual. O presente trabalho tem como objetivo propor uma técnica para o preparo do PRP autólogo, por meio de um protocolo simples e rápido, obtido a partir de um volume pequeno de sangue total, que facilita a utilização em cães. Após a colheita de 8ml de sangue total, realizada em cinco cães, obteve-se o PRP, de maneira asséptica, com uma concentração de plaquetas de duas a seis vezes maior que a contagem sérica inicial, com valores absolutos finais de 800.000 a 1.600.000/mm³. A técnica pode ser realizada sem complicações, de maneira rápida, com poucos equipamentos, atingindo-se a concentração ideal das plaquetas e mantendo-se a esterilidade do plasma.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.