Correlação linear e espacial dos componentes de produção e produtividade da soja
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n2p541Palavras-chave:
Agricultura de precisão, Geoestatística, Glycine Max, Variabilidade espacial.Resumo
A soja é a cultura de grãos mais cultivada no Brasil, com enorme importância socioeconômica. No ano agrícola de 2008/09, no município de Selvíria (MS), no Cerrado Brasileiro, foram analisados os componentes de produção e a produtividade da soja cultivada em Latossolo Vermelho distroférrico em sistema plantio direto. O objetivo foi selecionar entre os componentes de produção número de vagens por planta, número de grãos por vagem, número de grãos por planta, massa de mil grãos, massa de grãos por planta e população de plantas, aquele com a melhor correlação, linear e espacial, visando explicar a variabilidade da produtividade da soja. Foi instalada a malha geoestatística irregular, para a coleta de dados, com 120 pontos amostrais, numa área de 8,34 ha. Os valores dos alcances da dependência espacial a serem empregados deverão estar compreendidos entre 38,1 e 114,7 metros. O modelo dos semivariogramas ajustados foi predominantemente o esférico. Do ponto de vista linear e espacial, o número de vagens por planta e a massa de grãos por planta correlacionaram-se de forma direta com a produtividade da soja, demonstrando serem os melhores componentes para estimá-la.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.