Superação da dormência de sementes de Cupressuslusitanica Mill
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n3p1041Palavras-chave:
Cipreste, Estratificação, Germinação e velocidade de germinação.Resumo
CupressuslusitanicaMill. é uma das espécies florestais de alto potencial para utilização como quebra-ventos e produção de madeira no Brasil. Objetivando avaliar métodos de superação de dormência para promover a germinação de sementes de C. lusitanica foram testados os seguintes tratamentos: T1 (testemunha sem tratamento); T2 (imersão em água destilada por 24 horas); T3 (imersão em água destilada por 36 horas); T4 (estratificação úmida à 4 °C por 30 dias); T5 (imersão em água destilada por 8 horas + estratificação úmida à 4 °C por 30 dias); T6 (imersão em água destilada por 8 horas + estratificação úmida à 4 °C por 20 dias); T7 (imersão em água destilada por 12 horas + estratificação úmida à 4 °C por 20 dias); T8 (imersão em água destilada a 80 ºC por 5 minutos); T9 (imersão em 100 mL de ácido sulfúrico por 5 minutos). Avaliou-se a porcentagem de germinação e o índice de velocidade de germinação (IVG). Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias foram comparadas pelo Teste de Skott-knott. Os tratamentos T5, T2 e T7 proporcionaram maior germinação e o T7 maior velocidade de germinação, podendo estes serem recomendados para a superação da dormência de sementes de C. lusitanica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.