Níveis residuais de sais de cura e seu efeito antioxidante em jerked beef

Autores

  • Elza Youssef Youssef Universidade Estadual de Londrina
  • Carlos Eduardo Rocha Garcia Universidade Estadual de Londrina
  • Berenice Figueiredo Universidade Estadual de Londrina
  • Massami Shimokomaki Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n2p645

Palavras-chave:

Charque, Nitrato de sódio, Nitrito de sódio, Oxidação lipídica, Rancidez.

Resumo

Charque (CH) e Jerked beef (JB) são produtos cárneos salgados que diferenciam entre si pela utilização de sais de cura durante seu processamento. Amostras de CH (N=7) e JB (N=7) adquiridas aleatoriamente em supermercados da região de Londrina foram avaliadas quanto à concentração de nitrato e nitrito de sódio e a sua possível relação com a oxidação lipídica determinada segundo o número de TBARS. As amostras de JB apresentaram concentrações de nitrato entre 27,7 e 83,6 ppm e níveis máximos de 10,0 ppm para nitrito. A rancidez nas amostras de CH alcançou entre 1,03 a 1,78 mg de TBARS/Kg do produto enquanto no JB estes níveis foram de 0,23 a 1,38 mg TBARS/Kg de amostra. Os resultados demonstraram que as amostras de JB apresentaram concentrações de nitrito inferiores aos limites permitidos pela legislação e a presença dos sais de cura inibiu a oxidação lipídica em níveis até duas vezes menores que nas amostras de CH.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elza Youssef Youssef, Universidade Estadual de Londrina

Drª. Em Ciências de Alimentos - Universidade de São Paulo, USP, Farmacêutico-Bioquímica - Depto de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Universidade Estadual de Londrina, UEL. Rod. Celso Garcia Cid. Km 380, PR. 445, CEP 86.051-990, Londrina, PR.

Carlos Eduardo Rocha Garcia, Universidade Estadual de Londrina

Dr. em Ciência dos Alimentos, Depto de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Universidade Estadual de Londrina, UEL. Farmacêutico. Endereço atual: Depto de Farmácia, Universidade Federal do Paraná, CEP 80210-170, Curitiba, PR.

Berenice Figueiredo, Universidade Estadual de Londrina

Química, bolsista de AT do CNPq. Técnica do Depto de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Universidade Estadual de Londrina, UEL.

Massami Shimokomaki, Universidade Estadual de Londrina

Dr. em Ciência dos Alimentos. Universidade de São Paulo, Farmacêutico, Depto de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Universidade Estadual de Londrina, UEL. Endereço atual: Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Av. dos Pioneiros 3636, Londrina, PR.

Downloads

Publicado

2011-07-12

Como Citar

Youssef, E. Y., Garcia, C. E. R., Figueiredo, B., & Shimokomaki, M. (2011). Níveis residuais de sais de cura e seu efeito antioxidante em jerked beef. Semina: Ciências Agrárias, 32(2), 645–650. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n2p645

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.