Macrofauna edáfica em lavouras de cana-de-açúcar e mata no noroeste do Paraná - Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n1p7Palavras-chave:
Saccharum officinarum, Fauna edáfica, Palhada, Vinhaça, Mata.Resumo
O objetivo deste trabalho foi caracterizar a macrofauna edáfica e avaliar os efeitos ocasionados em virtude do método de colheita e aplicação de vinhaça em áreas de cana-de-açúcar comparativamente com uma área de mata. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com cinco tratamentos (colheita manual com uso do fogo e mecanizada sem uso do fogo associadas ou não à aplicação de vinhaça em adubação, e mata) e cinco repetições durante seis épocas amostrais. Retiraram-se monólitos de 25 cm x 25 cm x 30 cm, sendo os organismos do solo coletados e classificados em grupos e/ou ordem. A caracterização dos grupos nos tratamentos foi realizada por análise de componentes principais. Após o cálculo da densidade de organismos, dos índices ecológicos de diversidade (Shannon), equitabilidade (Pielou) e riqueza de grupos, os valores foram comparados através do teste Duncan ou Kruskal-Wallis a 5%. Comparativamente com as áreas de cana-de-açúcar, a área de mata apresenta maiores valores dos índices calculados. Os tratamentos de cana-de-açúcar com manutenção da cobertura e/ou aplicação de vinhaça favorecem a fauna edáfica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.