Valores séricos de sódio, potássio e cloretos de novilhas sadias da raça Girolanda criadas no município de Itaguaí(RJ)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.1996v17n1p77Palavras-chave:
Eletrólitos, Bovinos.Resumo
Foram utilizadas 13 novilhas da raça Girolanda com idades de 20 a 45 meses e provenientes do Município de Itaguaí (RJ). Duas amostras de sangue, sem utilização de anticoagulante, foram obtidas de cada animal por punção da veia jugular. Foram determinados os valores de normalidade para os eletrólitos sódio e potássio (fotometria de chama) além dos cloretos (kit comercial) séricos. Os resultados obtidos foram (X ± DP4 e LÊ5 em mEq/L)): sódio (138 ±3 e 134 a 149), potássio (4.7 ± 0.3 e 4.0 a 5.3) e cloretos (102 ± 7 e 94 a 135). As diferenças encontradas entre os resultados deste estudo e os da literatura citada, devem-se possivelmente as diferenças de raça, sexo, idade, alimentação, manejo, características ambientais e metodologia laboratorial empregada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.