Influência da omissão de Ca, B e ZN sobre a biometria de plantas de soja, CV Santa Rosa
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.1996v17n1p58Palavras-chave:
Deficiências nutricionais, Glycine max, Área foliar, Crescimento.Resumo
O objetivo do presente trabalho foi estudar os efeitos da deficiência de cálcio, boro e zinco sobre o crescimento e desenvolvimento de plantas de soja (Glycine max (L.) Merrill cv Santa Rosa). O estudo foi conduzido sob cultivo hidropônico utilizando-se solução nutritiva no. 2 de HOAGLAND & ARNON (1950) completa (C), omissa em cálcio (-Ca), omissa em B (-B) e omissa em Zn (-Zn), totalizando 4 tratamentos. Os vasos foram divídos em 3 blocos, cada qual representando uma repetição, sendo efetuadas 7coletas, nas quais foram observados os seguintes parâmetros biométricos: altura da planta, número de folhas e área foliar. Os resultados obtidos nas condições deste trabalho, levaram a concluir que a ausência de cálcio e zinco restringiram o crescimento das plantas de soja, ao passo que a ausência de boro levou à morte da planta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.