Qualidade sanitária de grãos de soja tipo alimento
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.1996v17n1p9Palavras-chave:
Fungos, Sementes, Soja, Alimento.Resumo
O objetivo foi quantificar a incidência de fungos em grãos de soja (Glycine max ( L.) Merrill) provenientes de cruzamentos de soja tipo alimento com soja tipo grão. A soja tipo alimento inclui a soja com sementes grandes, com peso de cem sementes (PCS) igual ou maior que 20 gramas (soja tipo hortaliça) e a soja com sementes pequenas, com PCS menor que 10 gramas (soja para consumo na forma de brotos ou "natto"). A soja tipo grão tem sementes de tamanho médio, com PCS entre 10 e 19 gramas, e é destinada à indústria para a produção de óleo e farelo. As amostras de sementes de 116 diferentes linhagens puras foram colhidas no campo em 1993 e avaliadas pelo método de papel filtro. Foram detectados os seguintes fungos: Aspergillus sp. (40,37%); Penicillium sp. (18,66%); Fusarium sp. (12,44%); Rhizopus sp. (5,71%); Cercospora sp. (1,87%) e Verticiliium sp. (1,52%). Em níveis inferiores a 1,5%, foram detectados os seguintes fungos: Alternaria sp.; Colletotrichum sp.; Trichoderma sp.; Curvularia sp.; Nigrospora sp.; Phomopsis sp.; Diplodia sp. e Monilia sp. Em um programa de melhoramento genético de soja para o consumo humano, atenção especial deve ser dada a microorganismos, especialmente aos gêneros Aspergillus sp., Penicillium sp. e Fusarium sp., uma vez que possuem capacidade para produzir substâncias que podem ser prejudiciais ao homem e aos animais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.