Características vegetativas e de frutos de mamoeiros obtidos por seleção massal

Autores

  • Mariela Mattos da Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Sabrina Garcia Broetto Universidade Estadual de São Paulo
  • Sigrid Costa Valbão Universidade Federal do Espírito Santo
  • Adelaide de Fátima Santana da Costa Universidade Federal do Espírito Santo
  • Diolina Moura Silva Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n1p29

Palavras-chave:

Carica papaya L., Melhoramento, Qualidade do fruto

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo monitorar características vegetativas e dos frutos de mamoeiro (Carica papaya L.), obtidos por seleção massal de plantas da cv. Golden, nos primeiros meses de produção. As amostragens foram realizadas em uma lavoura comercial aos 0, 20, 40, 70, 130, 180, 230, 260, 280, 310 e 340 dias após o plantio (DAP) e os primeiros frutos foram colhidos 230 DAP. Os resultados obtidos evidenciaram baixa altura das plantas (199 cm em 340 DAP) e baixa altura da primeira floração (71 cm), aspectos que facilitam a colheita. As plantas apresentaram boa produtividade, com elevado número de folhas (ampla área de recobrimento dos frutos) e cerca de 60 frutos por planta. Os frutos mantiveram características semelhantes aos da cv. Golden. A massa fresca dos frutos variou de 302,4 a 467,5g, encontrando-se dentro da faixa recomendada para comércio interno. A média da espessura da polpa foi de 2,3 cm, atributo de grande interesse econômico. A firmeza da polpa mostrou uma estreita relação com os fatores climáticos, onde grandes variações de temperatura e pluviosidade aceleraram a perda de firmeza.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mariela Mattos da Silva, Universidade Federal de Viçosa

Parte do Projeto de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq/UFES. Bióloga, MSc. Biologia Vegetal, Universidade Federal do Espírito Santo; Doutoranda em Fisiologia Vegetal, Universidade Federal de Viçosa.

Sabrina Garcia Broetto, Universidade Estadual de São Paulo

Bióloga, MSc. Biologia Vegetal, Universidade Federal do Espírito Santo; Doutoranda em Ciências dos Alimentos, Universidade de São Paulo.

Sigrid Costa Valbão, Universidade Federal do Espírito Santo

Bióloga, MSc. Biologia Vegetal, Universidade Federal do Espírito Santo.

Adelaide de Fátima Santana da Costa, Universidade Federal do Espírito Santo

Engº Agrº, DSc. Fitotecnia, Pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), Docente do PPGBV/UFES.

Diolina Moura Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Prof. Associado. Depto de Ciências Biológicas/Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal – Universidade Federal do Espírito Santo, DSc. Fisiologia Vegetal

Downloads

Publicado

2010-04-30

Como Citar

Silva, M. M. da, Broetto, S. G., Valbão, S. C., Costa, A. de F. S. da, & Silva, D. M. (2010). Características vegetativas e de frutos de mamoeiros obtidos por seleção massal. Semina: Ciências Agrárias, 31(1), 29–38. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n1p29

Edição

Seção

Artigos