Teores foliares de macronutrientes em quiabeiro cultivado sob diferentes fontes e níveis de matéria orgânica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n1p19Palavras-chave:
Adubação orgânica, Composição foliar, Abelmoschus esculentusResumo
Um experimento foi conduzido no período de novembro de 2001 a abril de 2002, com o objetivo de avaliar os efeitos de fontes e níveis de matéria orgânica sobre os teores foliares de macronutrientes em quiabeiro ‘Santa Cruz’. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, em esquema fatorial, com quatro repetições, com duas plantas por cova e 25 plantas por parcela. Foram utilizadas três fontes de matéria orgânica: esterco bovino, esterco de frango e esterco de caprino, fornecidos em quatro níveis: 0, 5, 10 e 15% do volume da cova com capacidade para 48 litros. O esterco de frango proporcionou maiores teores de cálcio, fósforo e magnésio, o esterco de caprino maior de potássio e o esterco de bovino maiores valores de nitrogênio nas folhas das plantas de quiabeiro, mas sem definição estatística de doses entre as distintas fontes de matéria orgânica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.