Eficiência fotoquímica e produtividade de frutos de meloeiro cultivado sob diferentes lâminas de irrigação
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n4p1251Palavras-chave:
Cucumis melo cantaloupensis Naud., Lâminas de água, Fluorescência da clorofila a, Produção de frutos.Resumo
O meloeiro tem reconhecida importância sócio-econômica no Nordeste do Brasil, porém a falta ou excesso de água limita o seu cultivo. Para tanto, é necessário determinar a quantidade ideal para a obtenção do máximo rendimento. Assim, objetivou-se avaliar a eficiência fotoquímica e o rendimento do meloeiro Cantaloupe sob diferentes lâminas de irrigação. O trabalho foi conduzido em condições de campo, adotando-se o delineamento em blocos ao acaso com 4 tratamentos [(60; 80; 100 e 120% da ETo (mm dia-¹)] que corresponderam aos volumes de água acumulados de 1250, 1680, 2110 e 2540 m3 ciclo -¹, respectivamente; e 6 repetições com 10 plantas úteis por parcela. Analisaram-se as variáveis: fluorescência da clorofila a, rendimento e atributos físico-químicos dos frutos. A lâmina de água de 80% da ETo promoveu maior eficiência do fotossistema II. Houve menor produção de frutos da Classe I na lâmina superior a 100% da ETo; a incidência de frutos das Classes II e III cresceu linearmente com o aumento das lâminas de água. O tamanho dos frutos foi reduzido com irrigações superiores a 100% da ETo; no entanto, o teor de açúcar foi satisfatório até irrigações com 80% da ETo. Lâminas de água baseadas em 100% da ETo proporcionam os melhores índices fisiológicos e incrementos nas variáveis de produção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.