Métodos de aplicação e inseticidas no controle de percevejos na cultura da soja
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n1p139Palavras-chave:
Controle químico, Baixo volume oleoso, Pentatomidae.Resumo
A aplicação de inseticidas é a forma mais utilizada no controle de percevejos na cultura da soja, sendo a escolha da tecnologia de aplicação e do inseticida fundamental para obtenção de um controle eficiente. O experimento foi desenvolvido em lavoura comercial de soja, na safra agrícola 2008/09, em São Sepé, RS, com o objetivo de avaliar a eficiência de três métodos de aplicação e dois inseticidas no controle de percevejos na soja. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3x2+1 testemunha, com cinco repetições. As unidades experimentais tiveram dimensões de 40,0 x 40,0 m. O fator A foi representado pelos métodos de aplicação, sendo: A1- Terrestre com pontas hidráulicas, A2- Aérea, com atomizadores rotativos de discos e A3- Aérea, com pontas hidráulicas. O fator B foi representado pelos inseticidas sendo: B1- tiametoxam + lambda-cialotrina e B2- acefato. As aplicações terrestres e aéreas com baixo volume oleoso apresentam maior eficiência no controle de percevejos na cultura da soja, refletindo-se este controle em maior rendimento de grãos. Os inseticidas tiametoxam + lambda-cialotrina e acefato apresentam controle de percevejos e efeito residual semelhante.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.