Relação entre o fluxo luminoso interceptado em diferentes épocas no índice de área foliar de diferentes forrageiras
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n4p1589Palavras-chave:
Área foliar, Épocas, Gramíneas.Resumo
Objetivou-se avaliar o índice de área foliar de 6 diferentes gramíneas forrageiras. O experimento foi instalado no Instituto Federal de Educação Tecnológico de Uberaba utilizando delineamento em blocos ao acaso em parcelas subdivididas no tempo. Nas parcelas foram semeadas: Brachiaria decumbens cv. Basilisk, Brachiaria brizantha cv. Marandu, Panicum maximum cv. Mombaça, Panicum maximum cv. Tanzânia, Brachiaria brizantha cv. Xaraes, Cynodon dactylon hb. Tifton e nas subparcelas, dez épocas de avaliação em esquema fatorial 6 x 10 com quatro repetições. Foram avaliados os índices de área foliar de cada forrageira em diferentes épocas do ano. Comparadas com as outras espécies forrageiras, o Panicum maximum apresentou maior índice de área foliar quando submetido à adubação periódica e irrigação. Apenas no final do outono a braquiária xaraés apresentou IAF maior, mas, não diferenciou estatisticamente das demais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.