Relação entre o fluxo luminoso interceptado em diferentes épocas no índice de área foliar de diferentes forrageiras
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n4p1589Palavras-chave:
Área foliar, Épocas, Gramíneas.Resumo
Objetivou-se avaliar o índice de área foliar de 6 diferentes gramíneas forrageiras. O experimento foi instalado no Instituto Federal de Educação Tecnológico de Uberaba utilizando delineamento em blocos ao acaso em parcelas subdivididas no tempo. Nas parcelas foram semeadas: Brachiaria decumbens cv. Basilisk, Brachiaria brizantha cv. Marandu, Panicum maximum cv. Mombaça, Panicum maximum cv. Tanzânia, Brachiaria brizantha cv. Xaraes, Cynodon dactylon hb. Tifton e nas subparcelas, dez épocas de avaliação em esquema fatorial 6 x 10 com quatro repetições. Foram avaliados os índices de área foliar de cada forrageira em diferentes épocas do ano. Comparadas com as outras espécies forrageiras, o Panicum maximum apresentou maior índice de área foliar quando submetido à adubação periódica e irrigação. Apenas no final do outono a braquiária xaraés apresentou IAF maior, mas, não diferenciou estatisticamente das demais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Bernardo Melo Montes Nogueira Borges, Laurêncio Caetano da Silva Júnior, Fábio Teixeira Lucas, Wilson Jesus da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













