Levantamento soroepidemiológico da toxoplasmose em moradores da zona rural do município de Guaraci - Paraná – Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.1995v16n1p63Palavras-chave:
Toxoplasma gondii, Toxoplasmose, Soroepidemiologia, Toxoplasmose rural.Resumo
Realizou-se um levantamento soroepidemiológico para verificara ocorrência de reagentes para Toxoplasma gondii entre moradores da região rural do município de Guaraci, Paraná, no período de março a abril de 1993, abrangendo uma faixa etária de 6 a 74 anos. Foram analisadas 115 amostras pela reação de imunoftuorescência indireta (RIFI-lgG e RIFI-lgM), encontrando-se um total de 71,3% de reagentes a partir da diluição de 1:16 para a RIFI-IgG e não havendo reagentes para RIFI-lgM. Os títulos mais freqüentes encontrados para RIFI-lgG foram de 1:1024 e 1:4.096 (ambos com 29,2%) e 1:256 (26,2%). Com relação ao sexo e a idade verificou-se pelo teste de Exato de Fisher, que não houve diferenças significativas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.