Crescimento e produtividade da abobrinha italiana: efeito da concentração iônica da solução nutritiva

Autores

  • André Samuel Strassburger Universidade Federal de Pelotas
  • Roberta Marins Nogueira Peil Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel
  • Leandro Andrade da Fonseca Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel
  • Tiago Zanatta Aumonde Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n2p553

Palavras-chave:

Cucurbita pepo L., Cultivo sem solo, Recirculação dos lixiviados, Substrato de casca de arroz, Produção e partição de massa seca.

Resumo

Com o objetivo de avaliar o efeito de diferentes concentrações iônicas da solução nutritiva sobre o crescimento e a produtividade da abobrinha italiana cultivada em substrato de casca de arroz in natura com recirculação dos lixiviados, foram realizados dois experimentos em duas épocas de cultivo: primavera-verão de 2005 e verão-outono de 2006, em Pelotas, RS. Quatro concentrações iônicas da solução nutritiva (com base na condutividade elétrica - CE) foram estudadas: 1,3; 1,7; 2,1 e 4,2 dS m-1. Determinou-se o crescimento da cultura, por meio da quantificação da produção e da partição de massa seca acumulada ao final dos ciclos de cultivo pelos diferentes órgãos aéreos da planta (folha, caule e frutos), e a produtividade. Os resultados obtidos nos experimentos indicam que concentrações iônicas iguais ou inferiores a 1,7 dS m-1 são limitantes para o adequado crescimento e produtividade da cultura. O efeito da alta concentração iônica da solução nutritiva (acima de 2,1 dS m-1) sobre a produção e a partição de massa seca varia de acordo com ciclo de cultivo. A menor disponibilidade de radiação solar no período de verão-outono minimiza os efeitos das diferentes concentrações da solução nutritiva sobre a produção e a partição de massa seca para os frutos, bem como sobre a produtividade. Os frutos representaram de 28 a 52% da massa seca total da parte aérea das plantas. Apenas na solução nutritiva com CE de 2,1 dS m-1 e em período de crescente disponibilidade de radiação solar (primavera-verão), os frutos representaram os maiores drenos de fotoassimilados. Segundo os modelos matemáticos, a condutividade elétrica da solução nutritiva que maximiza a produção de matéria seca e a produtividade é de aproximadamente 3,0 dS m-1, em ambos os ciclos de cultivo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

André Samuel Strassburger, Universidade Federal de Pelotas

Discente do curso de Doutorado em Sistema de Produção Agrícola Familiar, Universidade Federal de Pelotas, UFPel.

Roberta Marins Nogueira Peil, Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel

Professora Associada. Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, departamento de Fitotecnia.

Leandro Andrade da Fonseca, Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel

Discente do curso de Mestrado em Sistema de Produção Agrícola Familiar da Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Departamento de Fitotecnia.

Tiago Zanatta Aumonde, Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel

Discente do Curso de Fisiologia Vegetal. Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Departamento de Fitotecnia, UFPEL. Campus Universitário s/n, Caixa Postal: 354, CEP: 96010-900 Pelotas, RS.

Downloads

Publicado

2011-07-12

Como Citar

Strassburger, A. S., Peil, R. M. N., da Fonseca, L. A., & Aumonde, T. Z. (2011). Crescimento e produtividade da abobrinha italiana: efeito da concentração iônica da solução nutritiva. Semina: Ciências Agrárias, 32(2), 553–564. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n2p553

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)