Crescimento e produtividade da abobrinha italiana: efeito da concentração iônica da solução nutritiva
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n2p553Palavras-chave:
Cucurbita pepo L., Cultivo sem solo, Recirculação dos lixiviados, Substrato de casca de arroz, Produção e partição de massa seca.Resumo
Com o objetivo de avaliar o efeito de diferentes concentrações iônicas da solução nutritiva sobre o crescimento e a produtividade da abobrinha italiana cultivada em substrato de casca de arroz in natura com recirculação dos lixiviados, foram realizados dois experimentos em duas épocas de cultivo: primavera-verão de 2005 e verão-outono de 2006, em Pelotas, RS. Quatro concentrações iônicas da solução nutritiva (com base na condutividade elétrica - CE) foram estudadas: 1,3; 1,7; 2,1 e 4,2 dS m-1. Determinou-se o crescimento da cultura, por meio da quantificação da produção e da partição de massa seca acumulada ao final dos ciclos de cultivo pelos diferentes órgãos aéreos da planta (folha, caule e frutos), e a produtividade. Os resultados obtidos nos experimentos indicam que concentrações iônicas iguais ou inferiores a 1,7 dS m-1 são limitantes para o adequado crescimento e produtividade da cultura. O efeito da alta concentração iônica da solução nutritiva (acima de 2,1 dS m-1) sobre a produção e a partição de massa seca varia de acordo com ciclo de cultivo. A menor disponibilidade de radiação solar no período de verão-outono minimiza os efeitos das diferentes concentrações da solução nutritiva sobre a produção e a partição de massa seca para os frutos, bem como sobre a produtividade. Os frutos representaram de 28 a 52% da massa seca total da parte aérea das plantas. Apenas na solução nutritiva com CE de 2,1 dS m-1 e em período de crescente disponibilidade de radiação solar (primavera-verão), os frutos representaram os maiores drenos de fotoassimilados. Segundo os modelos matemáticos, a condutividade elétrica da solução nutritiva que maximiza a produção de matéria seca e a produtividade é de aproximadamente 3,0 dS m-1, em ambos os ciclos de cultivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.