Alteração nos atributos químicos de um Latossolo Amarelo pela calagem superficial em área sob cultivo de manga
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n4p753Palavras-chave:
Acidez. Ph, Doses de calcário, Mangifera indica L.Resumo
O presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito de diferentes doses de calcário, aplicadas na superfície do solo sobre a acidez e os teores de Ca2+ e Mg2+ em diferentes profundidades, cultivado com manga. O experimento foi conduzido em pomar localizado município de Teresina, PI, em campo experimental da Escola Família Agrícola do Soinho. O delineamento experimental empregado foi o inteiramente casualizado com quatro tratamentos, doses de calcário de 0; 0,5; 1,0 e 2,0 Mg ha-1, e quatro repetições totalizando 16 parcelas de 80 m2 cada. As amostragens foram realizadas aos quatro, oito e dezesseis meses após a aplicação do calcário. Em cada parcela foram retiradas quatro amostras simples para formar uma amostra composta nas profundidades (0,00 – 0,05; 0,05 – 0,10; 0,10 – 0,15 e 0,15 – 0,20 m). Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância e de regressão, de acordo com os procedimentos do software SAS. O efeito da aplicação de calcário em superfície sobre o pH, Al3+, H+ + Al3+ e teor de Mg2+ foi restrito à camada superficial do solo e, mostrou se intensificar com o tempo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.