Armazenamento de sementes de sorgo submetidas a diferentes graus de umidade de colheita
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n4p745Palavras-chave:
Sorghum bicolor, Armazém climatizadoResumo
Sementes híbridas de sorgo foram colhidas com diferentes graus de umidade e armazenadas em ambiente climatizado por 28 meses, em Uberlândia-MG. Utilizaram-se sementes obtidas de um experimento conduzido em campo de produção comercial da Monsanto do Brasil Ltda., safra 2002/2003. As amostras das parcelas foram acondicionadas em sacos de papel multifoliados e armazenadas em armazém climatizado (temperatura de 10ºC e umidade relativa de 50%) na unidade de beneficiamento da Monsanto do Brasil Ltda. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados com parcelas subdivididas no tempo. Na parcela os tratamentos constituíram-se por amostras de sementes colhidas com quatro graus de umidade (20%, 18%, 14% e 11%), e nas subparcelas avaliou-se quatro tempos de armazenamento (início, 10, 22 e 28 meses). Estudou-se a umidade das sementes durante o armazenamento e as alterações na qualidade fisiológica das sementes, utilizando-se os testes de germinação e de frio. Concluiu-se que: a) o grau de umidade das sementes de sorgo aumentou com o do tempo de armazenamento; b) a qualidade fisiológica das sementes reduziu com o aumento da umidade programada para colheita e do tempo de armazenamento, porém, a porcentagem de germinação se manteve dentro dos padrões para comercialização até aos 28 meses.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.