Avaliação do desempenho do ColiSureâ„¢ na enumeração de coliformes totais e Escherichia coli em leite pasteurizado
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2000v21n1p15Palavras-chave:
Leite, coliformes, Escherichia coli, ColiSure.Resumo
Na indústria láctea a detecção de microrganismos do grupo coliformes é utilizada como indicativo da higiene na produção do leite e de contaminação pós-pasteurizaçüo. Os métodos tradicionais para a enumeração de coliformes totais e fecais são trabalhosos, com tempo de incubação longo, de até 96 horas. Métodos rápidos para a detecção destes microrganismos têm sido desenvolvidos na área de microbiologia de alimentos. O ColiSureâ„¢ é um método rápido, que fornece resultados simultaneamente para a presença ou a ausência de coliformes totais e Escherichia coli em água em 24 horas, baseando-se em reações enzimáticas específicas destes microrganismos. O objetivo deste trabalho foi avaliar sua utilização para enumeração destes microrganismos em leite. Foram colhidas 95 amostras do loite pasteurizado no comércio de Londrina, Paraná, para a enumeração do Número Mais Provável (NMP), comparando o meio ColiSureâ„¢ com o Caldo Lactosado Bile Verde Brilhante (CLBVB). A análise estatística indicou uma correlação de 0,80 entre os dois meios quando o período de incubação foi de 48 horas para coliformes totais. Devido ú baixa ocorrência de E.coli nas amostras analisadas não foi possível comparar o desempenho dos métodos para enumeração desses microrganismos. Realizou-se então, um experimento para avaliar a sensibilidade do CotiSuroâ„¢ na detecção de E. coli. Contra provas realizadas demonstraram maior sensibilidade e especificidade do ColiSureâ„¢ quando comparado com o CLBVB, para detecção de coliformes totais, podendo substituir o método padrão, com a vantagem de apresentar maior praticidade e rapidez na obtenção dos resultados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2000 Vanerli Beloti, Márcia de Aguiar Ferreira Barros, Luís Augusto Nero, Elsa Helena Walter de Santana, Juliana Aparecida de Souza, Bernadette Dora Gombossy Melo Franco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













