Envelhecimento acelerado e ocorrência de fungos em duas cultivares de soja

Autores

  • Tereza Cristina de Carvalho Universidade de São Paulo
  • Ana Dionisia da Luz Coelho Novembre Universidade de São Paulo
  • Maria Heloisa Duarte de Moraes Universidade de São Paulo
  • Bruna Gagliardi Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n1p165

Palavras-chave:

Glycine Max, Armazenamento, Germinação, Sanidade.

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi verificar o controle de patógenos em sementes de duas cultivares de soja, pelo teste de envelhecimento acelerado. O experimento foi realizado nos laboratórios de Sementes do Departamento de Produção Vegetal e no de Patologia de Sementes do Departamento de Entomologia, Fitopatologia e Zoologia Agrícola da USP-ESALQ, em Piracicaba, SP. Utilizaram-se sementes de duas cultivares de soja (Embrapa 48 e FTS Águia). As sementes foram colhidas, manual e mecanicamente, com 18%, 15% e 12% de água e avaliadas, após a colheita quanto ao teor de água. Após a secagem, a qualidade das sementes foi determinada pelos testes de germinação, emergência da plântula, envelhecimento acelerado e sanidade. Houve redução da incidência de patógenos nas sementes de soja, das cultivares Embrapa 48 e FTS Águia, em função das condições de umidade relativa e temperatura do ar que são utilizadas no teste de envelhecimento acelerado, especialmente para as sementes da cultivar FTS Águia.

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tereza Cristina de Carvalho, Universidade de São Paulo

Eng. Agr., M.Sc., Aluna de pós-graduação, Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo, Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná, UFPR, Rua dos Funcionários, 1540, CEP: 80035-050, Curitiba.

Ana Dionisia da Luz Coelho Novembre, Universidade de São Paulo

Eng. Agr., Prof.ª Dra., Departamento de Produção Vegetal, Universidade Estadual de São Paulo, USP/ESALQ, Caixa postal 9, 13418-900. Piracicaba.

Maria Heloisa Duarte de Moraes, Universidade de São Paulo

Eng. Agr., Dra., Departamento Entomologia, Fitopatologia e Zoologia Agrícola, USP/ESALQ, Piracicaba.

Bruna Gagliardi, Universidade de São Paulo

Eng. Agr., M.Sc., Departamento de Produção Vegetal, USP/ESALQ, Piracicaba.

Downloads

Publicado

2011-03-31

Como Citar

Carvalho, T. C. de, Novembre, A. D. da L. C., Moraes, M. H. D. de, & Gagliardi, B. (2011). Envelhecimento acelerado e ocorrência de fungos em duas cultivares de soja. Semina: Ciências Agrárias, 32(1), 165–172. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n1p165

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)