Efeitos de dois métodos de secagem sobre a qualidade físico-quìmica de grãos de milho safrinha - rs, armazenados por 6 meses
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n1p235Palavras-chave:
Armazenamento, Ar natural, Gás liquefeito de petróleo, Qualidade.Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade físico-química de milho safrinha, colhidos no mês de julho, no município de Eldorado do Sul, Rio Grande do Sul, submetidos a dois métodos de secagem e armazenados por 6 meses a granel. O trabalho foi realizado na EEA da UFRGS em Eldorado do Sul - RS na safra agrícola 2007/2008, os grãos colhidos com umidade de aproximadamente 30%, e posteriormente foram submetidos à secagem em silo secador de concreto armado, através de dois métodos, sendo: 1. Secagem em leito fixo com ar natural não aquecido, na condição ambiente; 2. Secagem em leito fixo com ar natural aquecido com GLP. A altura de camada para a secagem foi de um metro em todos os silos. Após a secagem os grãos foram armazenados a granel nos próprios silos, onde foram realizadas as secagens. Posteriormente e em intervalos de 3 meses foram realizadas as seguintes análises físicas químicas: peso de 1000 grãos, peso volumétrico, umidade, proteína bruta, extrato etéreo, cinzas e carboidratos. A secagem dos grãos foi realizada com fluxo de ar de 2,52 m3.s-1, a temperatura média do ar durante a secagem com ar natural foi de 17 °C e durante a secagem com ar natural aquecido com GLP foi de 22 °C. O tempo médio de secagem com ar natural foi de 48 horas, enquanto que para a secagem com ar natural aquecido com GLP foi de 34 horas. Os grãos de milho foram colhidos com umidade de 31,88% e posteriormente secos com ar natural até atingirem umidade de 15,70% e com ar natural aquecido com GLP até umidade de 13,39%.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.