Dinâmica de populações de plantas daninhas na cana-de-açúcar em sistema de plantio direto e convencional1
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n3p595Palavras-chave:
Levantamento fitossociológico, Saccharum spp.Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a incidência e a dinâmica de populações de plantas daninhas na cultura da cana-de-açúcar em sistema de plantio direto (SPD) em comparação ao preparo convencional (PC), após tratamento com herbicidas. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com quatro repetições, num esquema fatorial 4x2. Os tratamentos foram: (I) – cana PC vegetação espontânea incorporada com adubação e (II) – idem I sem adubação; (III) – cana SPD sobre palhada feijão-de-porco com adubação e (IV) – idem III sem adubação; (V) – cana SPD sobre palhada de mucuna preta com adubação e (VI) – idem V sem adubação e (VII) – cana SPD sobre palhada de crotalária juncea com adubação e (VIII) – idem VII sem adubação. As espécies Cyperus rotundus e Sorghum halepense apresentaram os maiores índices de valor de importância na área experimental. O SPD de cana-de-açúcar sobre feijão-de-porco apresentou o menor índice de similariedade na comunidade de plantas daninhas em relação à cana cultivada convencionalmente. A incidência de plantas daninhas na cana PC foi 531 e 525% superior à cana SPD e contribuiu para a redução de 27% na produtividade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.