Produção de couve brassica oleracea L. var. acephala com adubação mineral e orgânica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n3p589Palavras-chave:
Microorganismos eficazes, Orgânico, Ácido pirolenhoso.Resumo
Foi estudado o desenvolvimento da cultura da couve-de-folha na fase de muda e após o transplantio em vasos, submetida a diferentes tratamentos de adubação, os quais incluíam fertilizante mineral (como padrão), composto Bokashi (Bo) e EM-4, húmus de minhoca (Hu) e ácido pirolenhoso (AP), combinados em dez tratamentos para cada fase. O tratamento padrão incluiu substrato comercial para mudas (SC) e adubação após o transplantio com a fórmula 08-28-16. O comprimento do limbo foliar foi avaliado 25 dias após a emergência. O comprimento e largura do limbo foliar foram avaliados 85 dias após o transplantio. O peso fresco e seco do limbo e pecíolo foi avaliado aos 144 dias após a semeadura. Desenvolvimento inferior foi observado em plantas com Hu. De maneira geral, nos tratamentos com Bo e EM-4, os resultados foram similares ou apresentaram desenvolvimento próximo ao tratamento padrão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.