Avaliação do programa estadual “Mata Ciliar” no município de Pitangueiras, Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n3p563Palavras-chave:
Política pública, Programa de recomposição ciliar.Resumo
A recuperação das matas ciliares é fundamental para a manutenção da vida vegetal, animal e humana. Este estudo teve como objetivo avaliar a eficiência do programa estadual Mata Ciliar na ampliação das matas ciliares no município de Pitangueiras, estado do Paraná, no período de 2004 a 2006. A análise enfocou a recomposição da mata ciliar, buscando verificar os fatores que levaram o produtor rural a fazer o reflorestamento, as principais dificuldades encontradas e a visão do mesmo sobre a preservação ambiental e respectivas leis. Os resultados foram obtidos através de entrevistas sistematizadas aos produtores rurais e entrevistas informais a lideranças municipais. Concluiu-se que o programa mata ciliar mostrou-se eficiente devido à parceria estabelecida entre a prefeitura municipal de Pitangueiras, secretaria estadual do meio ambiente (SEMA) e associação dos cafeicultores de Pitangueiras (ACAPI); a instalação do viveiro de mudas nativas no município disponibilizou as mudas aos agricultores em época oportuna para o plantio; os agricultores têm consciência sobre a necessidade do plantio da mata ciliar e por fim é necessária uma política pública para incluir os agricultores nos projetos de créditos de carbono gerados com a recomposição das matas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.