Avaliação do programa estadual "Mata Ciliar" no município de Pitangueiras, Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n3p563Palavras-chave:
Política pública, Programa de recomposição ciliar.Resumo
A recuperação das matas ciliares é fundamental para a manutenção da vida vegetal, animal e humana. Este estudo teve como objetivo avaliar a eficiência do programa estadual Mata Ciliar na ampliação das matas ciliares no município de Pitangueiras, estado do Paraná, no período de 2004 a 2006. A análise enfocou a recomposição da mata ciliar, buscando verificar os fatores que levaram o produtor rural a fazer o reflorestamento, as principais dificuldades encontradas e a visão do mesmo sobre a preservação ambiental e respectivas leis. Os resultados foram obtidos através de entrevistas sistematizadas aos produtores rurais e entrevistas informais a lideranças municipais. Concluiu-se que o programa mata ciliar mostrou-se eficiente devido à parceria estabelecida entre a prefeitura municipal de Pitangueiras, secretaria estadual do meio ambiente (SEMA) e associação dos cafeicultores de Pitangueiras (ACAPI); a instalação do viveiro de mudas nativas no município disponibilizou as mudas aos agricultores em época oportuna para o plantio; os agricultores têm consciência sobre a necessidade do plantio da mata ciliar e por fim é necessária uma política pública para incluir os agricultores nos projetos de créditos de carbono gerados com a recomposição das matas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Marli Candalaft Alcantara Parra Peres, Ricardo Ralisch, Cristovon Videira Ripol

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













