Incubação de ovos e larvas de pacu (Piaractus mesopotamicus holmberg, 1887) em incubadoras do tipo israelense e woynarovich
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n2p789Palavras-chave:
Desenvolvimento larval, Larvicultura.Resumo
O objetivo neste estudo foi avaliar as taxas de fertilização e eclosão dos ovos de Piaractus mesopotamicus induzidos com extrato de hipófise, além da sobrevivência e porcentagem de larvas defeituosas após 48 e 72 horas da eclosão em incubadoras do tipo “Israelense” e “Woynarovich”. Utilizou se um “Pool” de ovos e larvas obtidas de 10 fêmeas e 20 machos. O delineamento experimental foi totalmente casualisado com dois tratamentos e quatro repetições. As médias de fertilização não demonstraram diferenças significativas (P > 0,05) entre as incubadoras. Os valores de eclosão (%) foram significativamente maiores (P < 0,05) nas incubadoras do tipo Woynarovich, a sobrevivência (%) das larvas após 48 horas da eclosão foi significativamente maior (P < 0,05) nas incubadoras do tipo Israelense, o mesmo foi observado após 72 horas da eclosão. A porcentagem de larvas defeituosas foi significativamente menor (P < 0,05) nas incubadoras do tipo israelense nos dois períodos avaliados. De acordo com os resultados obtidos, as incubadoras do tipo “Israelense” demonstraram melhores condições para a sobrevivência das larvas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.