Envelhecimento acelerado na avaliação da qualidade fisiológia de sementes de Dalbergia nigra (Vell.) Fr. All
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n2p443Palavras-chave:
Germinação, Jacarandá-da-bahia, Emergência, Vigor, Análise de sementes.Resumo
O teste de envelhecimento acelerado é uma alternativa para avaliação do vigor de sementes, entretanto não há informações suficientes sobre sua eficiência para sementes florestais, como as de Dalbergia nigra (Vell.) Fr. All. (jacarandá-da-bahia). Foi conduzido experimento no Laboratório de Análise de Sementes, da Universidade Federal da Paraíba, com o objetivo de avaliar a qualidade fisiologia de sementes de D. nigra por meio do teste de envelhecimento acelerado. O teste foi conduzido a 41 e 45°C durante 24, 48, 72 e 96 horas, além da testemunha (sementes não envelhecidas). Realizou-se o teste de emergência das plântulas em campo, para verificar a qualidade fisiológica das sementes. As sementes foram distribuídas em camada única sobre tela, em caixas plásticas com 40 mL de água destilada, no interior de câmara BOD. O teor de água e a germinação o vigor das sementes foram determinados antes e após o envelhecimento. O envelhecimento em ambas as temperaturas (41°C e 45°C) a partir de 72 horas, afeta a qualidade fisiológica de sementes de Dalbergia nigra (Vell.) Fr. All., promovendo redução da viabilidade e do vigor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Roberta Sales Guedes, Edna Ursulino Alves, Lamartine Soares Bezerra de Oliveira, Leonaldo Alves de Andrade, Edilma Pereira Gonçalves, Paulo Alexandre Rodrigues Fernandes de Melo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













