Glicerina bruta como alternativa ao milho no suplemento de bovinos de corte em pastagem durante a estação seca
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n5p2215Palavras-chave:
Peso corporal, Forragem, Glicerol, Nelore, Bactérias ruminais.Resumo
Foram realizados dois experimentos para avaliar os efeitos da inclusão de glicerina bruta (GB) no suplemento (0, 70, 140, 210 e 280 g kg-1 de suplemento) de bovinos Nelore pastejando gramíneas tropicais durante a estação seca. No experimento 1, o consumo, digestibilidade, fermentação ruminal e o perfil microbiano do rúmen foram avaliados em dois quadrados latinos 5x5 simultâneos, usando 10 novilhos Nelore canulados no rúmen (408,8 ± 38,5 kg de PC). No Experimento 2, o desempenho do crescimento do gado foi avaliado em 50 novilhos Nelore (279,52 ± 16,3 kg de PC) distribuídos em delineamento em blocos casualizados. A inclusão crescente de GB não afetou o consumo (P = 0,813), a digestibilidade da dieta (P = 0,895), mas aumentou linearmente o pH (P = 0,001), a concentração de butirato (P < 0,001) e a população de Fibrobacter succinogenes (P = 0,003). A inclusão de GB diminuiu linearmente os ácidos graxos voláteis totais (AGVs) no rúmen (P < 0,001), a concentração de acetato (P < 0,001) e afetou quadraticamente a relação acetato: propionato (p = 0,009). No experimento 2, a inclusão de GB modificou quadraticamente o consumo de matéria seca (CMS) (P = 0,005), a digestibilidade aparente total (P < 0,001), aumentou linearmente o ganho adicional (P > 0,001), o ganho médio diário (P > 0,001) e a eficiência alimentar (P > 0,001). GB no suplemento de novilhos Nelore pastejando gramíneas tropicais durante a estação seca não afeta a ingestão e digestibilidade, mas altera a fermentação ruminal, sem efeito negativo sobre a proporção relativa de bactérias celulolíticas. A crescente substituição do grão de milho por GB no suplemento touros Nelore em crescimento criados em pastagem (até 280g / kg de DM) melhorou o ganho de peso e consequentemente a eficiência alimentar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.