Bactérias promotoras de crescimento alteram o desenvolvimento da parte aérea e sistema radicular da canola

Autores

  • Diego Genuário Gomes Universidade Estadual de Londrina
  • Antonio José Radi Universidade Estadual de Londrina
  • Gisele Silva de Aquino Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n6p2375

Palavras-chave:

Agricultura sustentável, Bioestimulante agrícola, PGPR, Rizobactérias, Cultura de inverno, Biodiesel.

Resumo

As rizobactérias promotoras de crescimento de plantas (PGPR) são bactérias do solo que possuem a capacidade de colonizar a rizosfera e favorecem o crescimento das plantas através de diversos mecanismos, tais como produção de fitohormônios, a fixação biológica no nitrogênio (FBN), aumento da eficiência na captação de nutrientes do solo, maior tolerância ao stress hídrico ou ao ataque de doenças. Objetivou-se nesse trabalho avaliar os efeitos da inoculação de diferentes bactérias promotoras de crescimento sobre o desenvolvimento da parte aérea e sistema radículas de plantas canola. O experimento foi realizado em condições de casa de vegetação com delineamento inteiramente casualizado. Foram avaliados quatro tratamentos: controle - sem inoculação, Azospirillum brasilense da estirpe Ab-V5, Rhizobium sp. estirpe 8121, Bacillus sp. estirpe CM. O parâmetro altura de plantas foi avaliado semanalmente, iniciando-se aos 25 dias após a semeadura (DAS). No término das avaliações, aos 53 DAS, foram mensurados o comprimento da raiz principal, a massa seca da parte aérea e do sistema radicular. A canola apresentou aumento em altura dos 25 aos 53 DAS. Bacillus sp. influenciou negativamente o crescimento das plantas, reduzindo a altura das mesmas nos períodos 25, 32 e 39 DAS em relação ao controle. A. brazilense proporcionou 2.64 vezes mais massa seca de raízes (0,7 g planta-1) em comparação ao controle (0,3 g planta-1). O Rhizobium sp. apesar de proporcionar aumento no comprimento da raiz principal, este não refletiu em incremento de massa seca no sistema radicular. O maior desenvolvimento do sistema radicular foi proporcionado por A. brazilense.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Diego Genuário Gomes, Universidade Estadual de Londrina

Discente, Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Antonio José Radi, Universidade Estadual de Londrina

Discente, Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Gisele Silva de Aquino, Universidade Estadual de Londrina

Profª Drª, Departamento de Agronomia, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

Gomes, D. G., Radi, A. J., & Aquino, G. S. de. (2018). Bactérias promotoras de crescimento alteram o desenvolvimento da parte aérea e sistema radicular da canola. Semina: Ciências Agrárias, 39(6), 2375–2384. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n6p2375

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)