Desempenho de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar em resposta a aplicação de ácidos húmicos e bactérias promotoras do crescimento vegetal
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n3p1365Palavras-chave:
Bactérias diazotróficas, Burkholderia sp, Matéria orgânica do solo, Saccharum officinarum, Substâncias húmicas.Resumo
O cultivo da cana-de-açúcar com mudas pré-brotadas tem permitido a redução do volume gasto de colmos por hectare, o aumento da taxa de multiplicação, da sanidade das mudas e da uniformidade do plantio. Contudo, por ter sido proposto há pouco tempo, o número de trabalhos com essa nova tecnologia ainda é escasso, especialmente quanto ao comportamento dessas mudas frente à inoculação com bactérias promotoras de crescimento de plantas. Hipótese desse trabalho propõe que é possível combinar o efeito de promoção do crescimento vegetal dos ácidos húmicos (AH) com a inoculação de estirpes selecionadas de bactérias promotoras de crescimento de plantas (BPCP) com vias a obtenção de respostas superiores à aplicação isolada de ambos na produção mudas de cana de açúcar. Para avaliar o potencial do uso combinado de AH e bactérias diazotróficas endofíticas como insumo agrícola, foi instalado um experimento com microtoletes de cana-de-açúcar em casa de vegetação. Os tratamentos incluiram o controle, BPCP, AH e BPCP com AH. Ao final do experimento (60 dias após o plantio) as plantas foram avaliadas biometricamente. Os resultados demonstraram ser possível combinar os efeito dos AH com a inoculação de estirpes selecionadas de BPCP (Burkholderia sp.) com maior desenvolvimento das mudas comparadas com o tratamento isolado com AH e BPCP. AH, BPCP, e AH + BPCP aumentaram a matéria seca total em 23%, 25%, e 36%, com relação ao controle respectivamente. Assim, o uso de biorreguladores a base de AH combinados com BPCP é positivo e complementar comparativamente aos insumos geralmente usados no tratamento de microtoletes para a produção de mudas de cana de açúcar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.