Extração de nutrientes e produção de biomassa de aveia-preta cultivada em solo submetido a dezoito anos de adubação orgânica e mineral
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n2p411Palavras-chave:
Avena strigosa Schreber, Adubação orgânica, Adubações sucessivas no milho, Reciclagem de nutrientes.Resumo
Objetivou-se com este trabalho quantificar a extração de nutrientes e a produção de biomassa de aveia-preta em solos submetidos a dezoito anos de adubações orgânicas e minerais em cultivo de milho. O experimento foi conduzido no Campo Experimental de Coimbra, localizado no município de Coimbra/MG, pertencente ao Departamento de Fitotecnia (DFT) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A semeadura da aveia-preta foi realizada no ano agrícola de 2003/2004. Os tratamentos foram: sem adubação; adubação mineral na dose de 150 kg ha-1 da fórmula 8-28-16 com a adição de 50 kg ha-1 de N em cobertura (AM1); adubação mineral na dose de 300 kg ha-1 da fórmula 8-28-16 com a adição de 100 kg ha-1 de N em cobertura (AM2) e adubação orgânica (AO) com 40 m3 ha-1 de composto orgânico. Esses tratamentos foram aplicado sequencialmente no cultivo do milho por um período de dezoito anos. Os tratamentos foram dispostos no delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições. Foi determinado o acúmulo de massa seca da parte aérea, teor e acúmulo de N, P, K na parte aérea da aveia preta, teor de P e K no solo, saturação de base e CTC. O tratamento com adubação orgânica proporcionou maior acúmulo de massa seca da parte aérea da aveia-preta e maior extração de nutrientes. Os nutrientes determinados no solo foram diretamente proporcionais aos acúmulos de massa secas e nutrientes determinados na parte aérea da aveia-preta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.