Crescimento e marcha de absorção de nutrientes em tomateiro cultivar Raísa cultivado em sistema hidropônico
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n1p19Palavras-chave:
Lycopersicon esculentum Mill, Acúmulo matéria seca, Desenvolvimento, Nutrição de plantas.Resumo
A produção e a qualidade do tomate têm aumentado com o surgimento de novos genótipos e sistemas de cultivo como o hidropônico, entretanto, são poucas as pesquisas sobre a nutrição das plantas. Assim, a presente pesquisa teve o objetivo de avaliar o crescimento e a marcha de absorção de nutrientes pelo tomateiro cultivar Raísa, cultivado em sistema hidropônico. O delineamento experimental adotado foi em blocos casualizados com oito tratamentos constituídos pelas épocas de amostragem: 15; 25; 35; 45; 55; 65; 75 e 85 dias após o transplante (DAT) e cinco repetições. As mudas de tomateiro foram transplantas para vasos de 8 dm3, preenchido com substrato a base de fibra de coco, constantemente irrigadas com solução nutritiva de Hoagland e Arnon. Durante o período experimental, avaliou-se o desenvolvimento das plantas e a matéria seca de folha, caule, frutos e raízes. O acúmulo de matéria seca de folhas e raízes do tomateiro cultivar Raísa foi relativamente mais rápido que os órgãos caule e frutos, ao longo do cultivo, havendo predomínio da matéria seca de frutos (45%) em relação às folhas (27%), ao caule (24%) e às raízes (3%) no final do ciclo da cultura. O acúmulo de macronutrientes e de micronutrientes pelo tomateiro cultivar Raísa teve incremento com ajuste linear ao longo do cultivo, exceto o Mn que foi quadrático. A maior exigência nutricional do tomateiro para os macronutrientes foi K, N e Ca e dos micronutrientes foi Fe, Zn e Mn.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.