Desenvolvimento de nova metodologia para aplicação de bioinseticidas no controle de borrachudos (Diptera: Simuliidae) em ribeirões com fluxo de água irregular
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n4p1017Palavras-chave:
Bacillus thuringiensis israelensis, Controle biológico, SimuliidaeResumo
Objetivando desenvolver adaptações metodológicas para aplicação de bioinseticida Teknar® no controle de simulídeos em ribeirões com fluxo de água irregular e identificar as espécies presentes, realizou-se experimentos nos ribeirões Cafezal, Cambé e Tamapuã, localizados no sul do Brasil. O primeiro, com fluxo de água regular de água, foi considerado como controle e os outros dois, com fluxos irregulares, foram as testemunhas para validação da nova metodologia proposta. Na metodologia tradicional, normalmente empregada para a aplicação do produto nos ribeirões considerados, foram alcançados as mortalidades larval de 99,13%, 59,76% e 13,87%, respectivamente. Para a nova metodologia, considerando no cálculo da concentração do produto aplicado as irregularidades específicas as ribeirões Cambe e Tamapuã, essas percentagens aumentaram para 99,43% e 99,32%. Durante os experimentos foram coletadas 229.251 imaturos, sendo Grenieriella pruinosum e Chirostilbia pertinax, as mais abundantes nesta região.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.