Caracterização físico-química, nutricional e antioxidante de frutos de tucumã (Astrocaryum huaimi Mart.)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n4p1517Palavras-chave:
Alimento funcional, Cerrado, Fruto.Resumo
O Cerrado Brasileiro é responsável por uma ampla riqueza de espécies frutíferas que ainda não foram estudadas em relação às suas características nutricionais e físico-químicas. O tucumã é um fruto elipsoide de polpa fibrosa, consistência pastosa e odor característico, representando uma importante atividade econômica regional. O objetivo deste estudo foi analisar as propriedades físico-químicas, nutricionais e antioxidantes do fruto tucumã (Astrocaryum huaimi Mart) do Estado de Minas Gerais. Foram realizadas análises físicas, umidade, cinzas, proteínas, lipídios, carboidratos, fibra alimentar total, pH, acidez titulável, sólidos solúveis, vitamina C, minerais e ácidos graxos. Fenóis totais, taninos e a atividade antioxidante foram analisados pelo método Folin-Ciocalteau, Folin-Denis e pelo método fotocolorimétrico do radical livre estável DPPH, respectivamente, em três extratos: aquoso, acetônico e etanólico. Os constituintes que se destacaram no fruto foram lipídios, fibras, vitamina C, ácidos graxos insaturados, ferro, potássio, manganês e compostos bioativos. Em relação aos compostos bioativos analisados foi possível verificar o elevado potencial antioxidante desse fruto. Dentre os extratos analisados, o acetônico foi o que apresentou a maior capacidade antioxidante seguido do etanólico e do aquoso. Os resultados indicaram que o fruto de tucumã apresenta importantes propriedades nutricionais, como fonte de lipídios, fibras, calorias, vitamina C, minerais, ácidos graxos insaturados, bem como elevado potencial antioxidante. O consumo de polpa de tucumã poderá contribuir para prevenir carências nutricionais e também na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.