Determinação da melhor dose resposta de virginiamicina nos parâmetros ruminais e desempenho de bovinos Nelore a pasto
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n4p1749Palavras-chave:
Aditivo, Consumo de suplemento, Não-ionóforos, Pastagem tropical.Resumo
Em condições tropicais não existem estudos avaliando doses de virginiamicina (VM). Dessa forma, o presente estudo foi conduzido para avaliar a dose ótima de VM para bovinos Nelore recriados em pasto tropical. Dois experimentos foram conduzidos. No Experimento 1 foram usados 102 bovinos Nelore não castrados, com peso corporal (PC) inicial de 307 ± 25 kg e 22 meses de idade. As variáveis de desempenho foram avaliadas em blocos inteiramente casualizados, sendo o grupo a unidade experimental (n = 8; 12 animais cada). No Experimento 2 foram utilizados oito animais em quadrado latino duplo para avaliação dos parâmetros ruminais. Foram avaliadas 4 doses de VM: 0, 35, 55, e 75 mg VM para cada 100 kg PC. O ganho médio diário (P = 0.08) e o ganho em carcaça (P = 0.05) apresentaram tendência de comportamento quadrático. O aumento na dose de VM não afetou o consumo de suplemento (P = 0.64), pH ruminal (P = 0.96), relação acetato: propionato (P = 0.73) e a concentração total de ácidos graxos voláteis (P = 0.63). A concentração de nitrogênio amoniacal ruminal apresentou efeito quadrático (P = 0.01). Comportamento quadrático foi observado para todos os ácidos graxos voláteis, exceto propionato (P < 0.01). Em conclusão, a dose de 47 mg VM/100 kg PC é recomendada para bovinos Nelore recriados em pastos tropicais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.