Contenção farmacológica de onças-pintadas Panthera onca Linnaeus, 1758 com a associação de tiletamina, zolazepam, detomidina e atropina calculados por extrapolação alométrica interespecífica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n4p1595Palavras-chave:
Agonistas alfa-2, Alometria, Anestésicos dissociativos, Felidae, Pantherinae.Resumo
A contenção farmacológica de grandes felídeos é necessária para sua manipulação, transporte, avaliação clínica e indução anestésica. Por isso, objetivou-se avaliar a eficácia e a segurança da contenção farmacológica de exemplares de Panthera onca de cativeiro pela associação de tiletamina, zolazepam, detomidina e atropina, a partir de doses calculadas por meio de extrapolação alométrica interespecífica. Foram avaliados dez exemplares machos (dois melânicos) e cinco fêmeas, adultos, de Panthera onca. A contenção química foi realizada durante procedimentos de rotina dos animais para exame físico, colheita de sangue e medula óssea, avaliação odontológica e outros. Os parâmetros avaliados foram temperatura retal, frequências cardíaca e respiratória, nocicepção de membros torácicos e pélvicos, relaxamento muscular e reflexo de endireitamento. A perda da reação postural de endireitamento (RPE) ocorreu aos 8 ± 1,89 minutos pós-injeção (MPI). O retorno da RPE ocorreu em 77,6 ± 8,18 MPI, o retorno das reações conscientes em 112,6 ± 12,28 minutos e a recuperação total em 153 ± 12,47 MPI. Não foram encontradas diferenças estatísticas entre as médias de frequências cardíaca e respiratória e saturação parcial de oxiemoglobina. Em relação à temperatura retal, observou-se redução significativa. O protocolo avaliado foi eficiente para contenção farmacológica de todas as onças, viabilizando sua manipulação, transporte, exame físico, avaliação odontológica, colheita de sangue e medula óssea, e outros procedimentos pouco invasivos de média duração.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.