Método para uso da termografia no diagnóstico auxiliar da inflamação na articulação coxofemoral em cães
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n4p1565Palavras-chave:
Doenças articulares, Radiação, Infravermelho.Resumo
Tentando buscar recursos não invasivos e de baixo custo, para auxiliar o diagnóstico clínico em casos de inflamação na articulação coxofemoral de cães, idealizou-se o presente trabalho, que teve como objetivo propor um método de diagnóstico, em casos de inflamação na articulação coxofemoral de cães, desenvolvido a partir do registro do aumento da temperatura no local da inflamação, mediante o emprego de um termógrafo do tipo TG165 da Flir Systems acoplado a uma cânula de PVC, negra, com 30 cm de distância foco-animal para diminuir os efeitos externos que o ambiente exerce sobre a temperatura dos animais, e comparando-a com a temperatura corpórea, aferida por um termômetro convencional. Foram submetidos à avaliação clínica, 31 cães com e sem inflamação na articulação coxofemoral, onde verificou-se que a temperatura, registrada pelo termógrafo, dos animais pertencente ao grupo com inflamação na articulação apresentou diferença significativa na projeção lateral, em relação a temperatura dos animais do grupo sem doença articular, também aferida através do aparelho termográfico. O método apresentou sensibilidade de 80%, especificidade de 87,5% e precisão de 83,87%. Conclui-se que a padronização do método de diagnóstico de focos inflamatórios na articulação coxofemoral de cães pela termografia apresentou sensibilidade, especificidade e precisão satisfatória.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.