O efeito de alginatos incorporados `a ração sobre o desempenho produtivo e manejo de juvenis de tilápia do Nilo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n2p771Palavras-chave:
Ergosan, Estresse, Oreochromis niloticus, Tanques-rede.Resumo
Os ácidos algínicos são extraídos de algas marinhas e quando utilizados na dieta dos peixes podem induzir respostas imunomoduladoras e imunoestimulantes. Este trabalho teve o objetivo de avaliar o efeito dos alginatos incorporado na ração sobre o desempenho produtivo e manejo de juvenis de tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus. A primeira fase do experimento ocorreu em dois viveiros escavados de terra. Foram utilizados 57.000 juvenis de tilápia do Nilo, variedade local com peso médio de 14 gramas. Os Juvenis do viveiro experimental receberam ração tratada com ergosan na dose de 1% da dieta. A taxa de sobrevivência dos peixes e a conversão alimentar dos peixes alojados no viveiro experimental foi superior ao daqueles alojados no viveiro controle. Na segunda fase foram utilizados 54.126 juvenis de 40,63 gramas. Estes peixes foram transferidos para 16 tanques-rede. Não houve diferenças significativas de taxa de mortalidade dos peixes entre os tratamentos. A maior mortalidade ocorreu entre o terceiro e sétimo dias após o manejo. Os dados confirmam que a transferência de juvenis de tilápia do Nilo de viveiros de terra para tanques-rede é um agente estressor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.