Tratamento de sementes para o manejo de Meloidogyne javanica em soja
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n5p2995Palavras-chave:
Eclosão, Mortalidade, Motilidade, Nematicida, Nematoide de galhas.Resumo
O objetivo do trabalho foi avaliar a eficiência do ingrediente ativo abamectina, isolado ou em combinação com fungicidas e inseticidas formulados para o tratamento industrial de sementes, sobre a população de Meloidogyne javanica, in vitro e em casa de vegetação. Em ambos os ensaios, avaliou-se a combinação dos tratamentos: abamectina; thiamethoxam; fludioxonil + metalaxil-m + tiabendazol. Como controle utilizou-se água para o ensaio in vitro, e testemunhas inoculada e não inoculada com M. javanica, em casa de vegetação. Os ensaios foram realizados em delineamento inteiramente casualizado com seis (in vitro) e 10 (casa de vegetação) repetições. In vitro, avaliou-se o efeito sobre a eclosão, motilidade e mortalidade dos juvenis de M. javanica. Em casa de vegetação, as sementes da cultivar de soja BRS 133 foram tratadas e aos 15, 30 e 60 dias após a inoculação (DAI) com M. javanica foram realizadas mensurações fitométricas das plantas. Avaliaram-se, também, aos 15 DAI a penetração de juvenis de segundo estádio (J2); aos 30 DAI avaliou-se galhas, massas de ovos, nematoides/g de raiz e população final; e aos 60 DAI quantificou-se a população final de nematoides nas raízes. Os tratamentos contendo abamectina foram os mais eficientes em diminuir a eclosão dos juvenis. Todos os tratamentos apresentaram efeito na motilidade dos nematoides com relação à testemunha, sendo que no tratamento contendo apenas abamectina foi observada, também, a total mortalidade dos juvenis. Em casa de vegetação, aos 15 DAI, as plantas de soja tratadas apresentaram maior massa fresca de raiz e comprimento da parte aérea, diferindo estatisticamente da testemunha inoculada. Todos os tratamentos reduziram o número de nematoides por grama de raiz, diferindo da testemunha. Aos 30 DAI, observou-se eficiência dos tratamentos em reduzir a população final de M. javanica, destacando-se os tratamentos abamectina e abamectina + thiamethoxam + fludioxonil + metalaxil-m + tiabendazole. No entanto, aos 60 DAI o efeito dos tratamentos não se manteve sobre a população de M. javanica.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.