Perfil das unidades de produção de leite bovino de Rondon do Pará, estado do Pará, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n5p2113Palavras-chave:
Agricultura familiar, Pecuária leiteira, Sistemas de produção, Tecnologia, Amazônia.Resumo
O artigo caracteriza as unidades produtoras de leite bovino de Rondon do Pará, estado do Pará, visando auxiliar ações institucionais e políticas públicas de suporte ao desenvolvimento da cadeia produtiva do leite. Os dados foram coletados a partir de entrevistas, com utilização de questionários, realizadas em 55 propriedades leiteiras, que juntas representam 43,3% do plantel de vacas ordenhadas do município. Foram levantadas informações sobre os produtores; características da unidade de produção e da exploração leiteira; máquinas e equipamentos; instalações e benfeitorias; sanidade do rebanho; adoção de práticas de ordenha e manejo do rebanho. Em Rondon do Pará, constatou-se que a idade média dos entrevistados é de 57,41 anos. Os produtores possuem baixo nível de escolaridade, com predominância do ensino fundamental incompleto. Em 98% das unidades produtivas utiliza-se a ordenha manual e quanto à higienização, menos de 2% dos ordenadores lavavam as mãos antes da coleta do leite e apenas 10% higienizavam as tetas das vacas. A alimentação dos animais no período chuvoso é quase exclusivamente a pasto, pois em apenas 2% das unidades de produtivas ocorre complementação da dieta com volumoso. A produção leiteira é de baixo nível tecnológico, pois a produtividade média é de 5,5 L vaca-1dia-1. A adoção de inovações tecnológicas no manejo e gestão pode viabilizar o crescimento e desenvolvimento da atividade no município e alinhar o produtor aos princípios de sustentabilidade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.