Correlação entre o hemocitômetro e outras técnicas de rotina para a contagem do número de plaquetas em cães atendidos no Hospital Veterinário da Universidade Estadual de Londrina (H.V.-UEL)

Autores

  • Patrícia Fernandes Nunes da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Mara Regina Stipp Balarin Universidade Estadual de Londrina
  • Helem Paula Maruchi
  • Karina Keller Marques da Costa Flaiban Universidade Estadual de Londrina
  • Ludmila Rodrigues Moroz Centro Integrado de Campo Mourão

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2007v28n4p659

Palavras-chave:

Contagem de plaquetas, Cães, Hemocitômetro.

Resumo

Foram realizadas contagens plaquetárias em 30 cães para investigação diagnóstica. Para cada cão, foram obtidas contagens de plaquetas utilizando-se hemocitômetro manual e comparadas com contagens realizadas a partir da estimativa no esfregaço sangüíneo e pelo contador eletrônico por impedância MS4®. Nenhum dos dois métodos apresentou alta correlação com a contagem feita em câmara de Neubauer; o analisador por impedância apresentou a maior correlação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patrícia Fernandes Nunes da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Médica Veterinária formada pela Universidade Estadual de Londrina em 2005, atualmente é residente da área de Patologia Animal, sub-área em Patologia Clínica Veterinária da UEL, Departamento de Medicina Veterinária Preventiva – CCA/UEL.

Mara Regina Stipp Balarin, Universidade Estadual de Londrina

Médica Veterinária, Professora Associada, Departamento de Medicina Veterinária Preventiva – CCA/ Universidade Estadual de Londrina – PR.

Helem Paula Maruchi

Médica Veterinária, Autônoma / Maringá – PR

Karina Keller Marques da Costa Flaiban, Universidade Estadual de Londrina

Médica Veterinária, Pós graduanda em Ciência Animal, Departamento de Medicina Veterinária Preventiva – CCA/ Universidade Estadual de Londrina – PR.

Ludmila Rodrigues Moroz, Centro Integrado de Campo Mourão

Médica Veterinária, Professora, Centro Integrado de Campo Mourão – PR.

Downloads

Publicado

2007-08-30

Como Citar

Silva, P. F. N. da, Balarin, M. R. S., Maruchi, H. P., Flaiban, K. K. M. da C., & Moroz, L. R. (2007). Correlação entre o hemocitômetro e outras técnicas de rotina para a contagem do número de plaquetas em cães atendidos no Hospital Veterinário da Universidade Estadual de Londrina (H.V.-UEL). Semina: Ciências Agrárias, 28(4), 659–664. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2007v28n4p659

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>