Desempenho produtivo de suínos em diferentes fases de criação, alojados em sistema Wean-to-Finish, com diversas lotações
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n1p311Palavras-chave:
Alojamento simples e duplo, Desempenho zootécnico, Sistema de criação, Suínos.Resumo
O objetivo do presente estudo foi analisar os parâmetros produtivos de suínos nas fases de creche, crescimento e terminação criados em sistema Wean-to-Finish (WF), alojados em lotações simples e dupla. A pesquisa foi realizado no setor de suinocultura do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em Lages/SC. Foram utilizados 90 suínos machos, castrados, desmamados com 28 dias de idade com peso médio inicial de 7,91 kg. Estes, foram alojados em galpão WF e divididos em dois tratamentos: T1, com três animais por baia, espaço de 1,5 m2/animal e no comedouro de 0,38 m do alojamento até o abate; e T2, com seis animais por baia na fase de creche (até 63 dias de idade), espaço de 0,75 m2/animal, 0,19 m de espaço no comedouro; e para as fases crescimento e de terminação, três animais por baia, com espaço de 1,5 m2/animal e 0,38 m de espaço no comedouro. Foram realizadas pesagens individuais dos animais e calculados o consumo médio diário de ração (CMDR), o ganho médio de peso diário (GMPD) e a conversão alimentar (CA), e utilizado o delineamento ao acaso num total de dez baias de repetição por tratamento (cada baia foi considerada como uma unidade experimental). Os animais foram abatidos com idade de 161 dias. O delineamento foi inteiramente casualizado. Não houve diferença significativa nas fases referentes à creche e crescimento/terminação para GMPD, CMDR, CA e rendimento de carcaça entre os tratamentos. Por meio dos resultados conclui-se que o duplo alojamento foi uma alternativa viável para a melhor utilização das instalações no período de creche, em granjas que utilizam o sistema WF.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.