Avaliação de uma segunda lavagem uterina sobre a recuperacão de embriões em vacas Nelore
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n3p677Palavras-chave:
Bovino, Embriões, Colheita.Resumo
O objetivo do presente experimento foi verificar a viabilidade de uma segunda lavagem uterina sobre a recuperação de embriões. Doadoras cíclicas da raça Nelore (n= ) foram mantidas a pasto no município de Mamborê, Estado do Paraná. Os animais foram submetidos a tratamentos de superovulação com intervalo de 80 dias. Em um dia aleatório do ciclo estral (Dia 0) as doadoras receberam um dispositivo intravaginal contendo 1,9 g de progesterona (CIDR; Pfizer, Brasil). Vinte e quatro horas após (Dia 1) administrou-se , mg de benzoato de Estradiol (Estrogin; Farmavet, Brasil) por via intramuscular (IM). Entre Dia e Dia 9 realizou-se a superovulação com 0 UI de FSH IM em doses decrescentes (Pluset; Calier, Brasil). Administrou-se 25 mg de dinoprost IM (Lutalyse; Pfizer, Brasil) na manhã do D7 e 12 hs depois, simultaneamente à retirada do dispositivo de progesterona. As vacas foram inseminadas e horas após o início das manifestações estrais. A primeira lavagem uterina foi realizada no sétimo dia após a inseminação artificial, com o posicionamento das sondas de Foley caudal à bifurcação do útero. Em cada lavagem, foram usados .000 ml de DPBS (Embriocare; Cultilab, Brasil) em sistema fechado conectado a um filtro coletor de 70 µm. O lavado uterino foi avaliado com auxílio de um estereomicroscópio binocular (SMZ 654, Nikon, Japão) e os embriões foram classificados seguindo os padrões da IETS (1998). Vinte e quatro horas após, a segunda lavagem uterina foi realizada seguindo o mesmo procedimento. Os resultados foram analisados pelo teste t-Student com significância de 5%. Após 12 superovulações, foram obtidas 131 estruturas sendo 91,4% (120/131) na primeira lavagem e 8,4% (11/131) no segundo procedimento. A segunda lavagem uterina permitiu a recuperação de um número reduzido de embriões, condicionando o procedimento a embriões cujo valor justifique o acréscimo de trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.