Erosão hídrica associada a padrões de chuva no extremo Sul da Bahia em pós-plantio de eucalipto
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4Supl1p2463Palavras-chave:
Perdas de solo, Erosividade da chuva, Floresta plantada.Resumo
As perdas de solo e de água por erosão hídrica representam risco de dano ambiental e redução da produtividade dos solos, sendo uma das principais formas de degradação com consequências econômicas, sociais e ambientais. A cobertura vegetal é um importante aliado no combate à erosão hídrica, assim como o conhecimento das características da chuva. Deste modo, o presente estudo teve como objetivo avaliar as perdas de solo e água e determinar os padrões de chuva em floresta homogênea de eucalipto em Argissolo Amarelo, no município de Teixeira de Freitas, e em Espodossolo Humilúvico, no município de Caravelas, ambas no Extremo Sul da Bahia. Parcelas de perdas de solo foram instaladas envolvendo três tratamentos: solo descoberto, Eucalipto e Mata nativa (área em equilíbrio), em ambas as classes de solo avaliadas. Para a erosividade, obtida pelo índice de erosividade em 30 minutos (EI30), e para os padrões de chuva dos eventos erosivos foram considerados dados pluviométricos obtidos em estação climatológica automatizada, com intervalos de registro de 10 minutos. As maiores perdas de solo foram observadas no Argissolo Amarelo e o padrão de chuva predominante foi o avançado. O cultivo mínimo de eucalipto mostrou-se eficiente na redução das perdas de solo e de água por erosão hídrica.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.