Caracterização comercial de raízes de cenoura de seis ciclos de seleção da variedade ‘Londrina’

Autores

  • Cristina Batista de Lima Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • João Carlos Athanázio Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n3p507

Palavras-chave:

Daucus carota L., Formato, Produção, Época de colheita, Hortaliças.

Resumo

A cenoura é uma espécie de clima ameno que após o advento de cultivares tolerantes ao calor, passou a ser cultivada, no Brasil, praticamente durante o ano todo. Entretanto, fatores como temperatura, umidade relativa do ar, fotoperíodo, época de colheita e preferência do mercado consumidor, devem ser observados na escolha da cultivar adequada a cada região e época de semeadura. Visando a obtenção de informações a respeito do material utilizado por produtores de cenoura do município de Londrina-PR, o presente trabalho teve por objetivo analisar parâmetros comerciais e de produção de raízes, de seis ciclos de seleção da variedade ‘Londrina’, comparando-as com a cultivar Brasília. O trabalho foi conduzido no campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL), de fevereiro a junho de 003. Foram realizadas três avaliações, analisando-se as características florescimento (%), número de plantas/m , coloração, comprimento, diâmetro, formato, massa fresca e produtividade de raízes. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados com sete tratamentos e cinco repetições. Os materiais obtidos a partir de seis ciclos de seleção da variedade de cenoura ‘Londrina’ produziram raízes com características comerciais (coloração, comprimento, diâmetro e formato), que atendem a exigência do mercado consumidor e assemelham-se às da cultivar Brasília, demonstrando ser um material com potencial promissor para ser lançado como cultivar no mercado nacional, indicado para regiões com características semelhantes as do local do estudo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cristina Batista de Lima, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Enga Agra, Dra Docente do Departamento de Produção Vegetal da Universidade Estadual do Norte do Paraná - Faculdades “Luiz Meneghel” (UENP-FALM).

João Carlos Athanázio, Universidade Estadual de Londrina

Engo Agro, Dr. Profo do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Estadual de Londrina (UEL), 8605 -990, Londrina-PR.

Downloads

Publicado

2008-09-27

Como Citar

Lima, C. B. de, & Athanázio, J. C. (2008). Caracterização comercial de raízes de cenoura de seis ciclos de seleção da variedade ‘Londrina’. Semina: Ciências Agrárias, 29(3), 507–514. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n3p507

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)