Caracterização comercial de raízes de cenoura de seis ciclos de seleção da variedade ‘Londrina’
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n3p507Palavras-chave:
Daucus carota L., Formato, Produção, Época de colheita, Hortaliças.Resumo
A cenoura é uma espécie de clima ameno que após o advento de cultivares tolerantes ao calor, passou a ser cultivada, no Brasil, praticamente durante o ano todo. Entretanto, fatores como temperatura, umidade relativa do ar, fotoperíodo, época de colheita e preferência do mercado consumidor, devem ser observados na escolha da cultivar adequada a cada região e época de semeadura. Visando a obtenção de informações a respeito do material utilizado por produtores de cenoura do município de Londrina-PR, o presente trabalho teve por objetivo analisar parâmetros comerciais e de produção de raízes, de seis ciclos de seleção da variedade ‘Londrina’, comparando-as com a cultivar Brasília. O trabalho foi conduzido no campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL), de fevereiro a junho de 003. Foram realizadas três avaliações, analisando-se as características florescimento (%), número de plantas/m , coloração, comprimento, diâmetro, formato, massa fresca e produtividade de raízes. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados com sete tratamentos e cinco repetições. Os materiais obtidos a partir de seis ciclos de seleção da variedade de cenoura ‘Londrina’ produziram raízes com características comerciais (coloração, comprimento, diâmetro e formato), que atendem a exigência do mercado consumidor e assemelham-se às da cultivar Brasília, demonstrando ser um material com potencial promissor para ser lançado como cultivar no mercado nacional, indicado para regiões com características semelhantes as do local do estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.