Toxoplasma gondii: investigação de surto em um rebanho caprino da região sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n4p887Palavras-chave:
Toxoplasma gondii, Aborto, Caprinos.Resumo
O objetivo do presente estudo foi investigar um surto de aborto em um rebanho caprino ocorrido na região sul do Paraná, Brasil. O rebanho continha 304 caprinos, composto de 227 fêmeas e 77 machos. Sessenta e uma (44.8%) cabras prenhas, de um total de 136, abortaram. Para detecção de anticorpos contra Toxoplasma gondii foi utilizada a técnica de imunofluorescência indireta (IFI) e a positividade considerada para aqueles animais com títulos maiores que 64. Das fêmeas que abortaram 59/61 (96,7%)revelaram soropositividade na IFI, 55 (93,2%) daquelas com títulos ¡Ý 1024. Amostras de oito fetos e leite cru de suas mães foram avaliadas por bioensaio em camundongos e PCR. Amostras de tecido de dois fetos abortados foram positivos no bioensaio e PCR. Após um período de tratamento com sulfadiazine e trimetoprim por cinco dias os abortos cessaram no rebanho. Considerando os resultados do trabalho o agente causador do surto foi o T. gondii.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.