Comparação de dois métodos de controle de nematódeos gastrintestinais em borregas e ovelhas de corte
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n4p853Palavras-chave:
Ovinos, Peso vivo, Famacha®, Haemonchus contortus, OPG.Resumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar o controle de helmintos gastrintestinais em ovinos de corte em um sistema de pastoreio Voisin em quatro estações do ano. Foi realizado no Centro de Pesquisa Agropecuária da Universidade Passo Fundo no período de junho de 2005 a julho de 2006. Foram utilizados 84 fêmeas das raças Suffolk, Ile de France puras e mestiças as quais foram subdivididas em quatro grupos composto de 21 animais cada. Os grupos foram designados como G1 (ovelha tradicional), G2 (borrega tradicional) tratadas a cada 60 dias com Levamisole; os grupos G3 (ovelha Famacha®), e G4 (borrega Famacha®) foram avaliadas pelo método Famacha®. As variáveis analisadas foram peso vivo e ovos por grama de fezes (OPG). Em relação ao peso vivo não houve diferença estatística (P>0,05) entre borregas e ovelhas dos grupos tradicionais quando comparadas aos do método Famacha®. Ocorreram diferenças no OPG no decorrer das estações do ano para as borregas. Houve uma significativa redução na freqüência dos tratamentos pelo método Famacha® quando comparado ao método tradicional, de 90,39% para as borregas e 90,93% para as ovelhas, tornando este método uma alternativa viável.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.